SINDISCOSE
Notícias

2018 o ano da reorganização do Sindiscose

Passadas as festas de fim de ano, é hora de relembrar as ações do Sindiscose no ano que passou. Foram meses de intenso trabalho e reconstrução da nossa entidade. Nosso objetivo de fazer o sindicato existir foi cumprido, porém, muito ainda há o que fazer, esperamos que em 2019 possamos cumprir com as expectativas.

Janeiro:

Iniciamos o ano emitindo uma nota triste sobre o violento assassinato do coordenador do movimento SOS Emprego da Barra dos Coqueiros, sobre o caso, a polícia identificou e prendeu pessoas ligadas a Sindimont e a Força Sindical no Estado. Participamos de um ato em defesa do emprego e pelo direito a vida organizado pelo movimento. Tivemos reunião de cortesia com o Presidente eleito do Coren e assembleias com os trabalhadores do Coren e da OAB, assim como definimos uma nova assessoria jurídica. Também solicitamos ao CREMESE e ao CRESS abertura de negociações e também foi o mês em que nos filiamos a Central CSP-Conlutas.

Em janeiro também foi fechada parceria para digitalização de todo o acervo histórico documental do sindicato, e adquirida nova sede.

Fevereiro

Neste mês dois diretores do sindicato são eleitos para a coordenação local da CSP-Conlutas.

Março

Em março nosso sindicato decidiu não convocar assembleia geral para impor a contribuição sindical a todos os trabalhadores, acreditamos que a contribuição deve ser voluntária e desvinculada do Estado. Noticiamos a execução da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco. E foi neste mês que também Gilmar Mendes decidiu a favor do RJU em um julgamento de embargos declaratórios.

Abril

Sem resposta por parte dos Conselhos o Sindiscose solicita ao Ministério do Trabalho notificar a OAB, Coren, CRQ, CREMESE e CRECI para mediação da negociação coletiva.

Maio

Nosso sindicato participou da Coordenação nacional da CSP-Conlutas em São Paulo, onde esta aprovou o apoio através de resolução a nossa categoria.

Junho

Mês de Junho o Sindiscose convocou e definiu o calendário das eleições sindicais da diretoria. Também em junho foi assinado o ACT da OAB/SE com várias conquistas.

Julho

Neste mês é eleita a nova diretoria do Sindiscose. Sindicato entra com pedido de mediação no MPT contra o CRA e o CRECI. 

Agosto

Em agosto o Sindiscose assina acordo coletivo com o CREMESE, que estabeleceu o piso da categoria, assinou também  com o CRESS e o COREN, neste último garantindo o pagamento da VPI. Toma posse a nova diretoria eleita. Guilherme Boulos, candidato a Presidente da República, assina carta compromisso do sindicato. Sindiscose ajuíza ação pela VPI contra o CREA, CRA e CRECI. Sindicato também definiu pela participação da paralisação nacional do dia 10 de agosto contras as reformas trabalhista e da previdência.

Setembro

É assinado acordo com CRP. Sindicato participa de lançamento de livro reportagem. É realizada assembleia para avaliação de ação sobre PGPE. Sindiscose aciona o MPT contra o CRMV e CRC para fechar acordo coletivo. Neste mês Sindiscose participa em São Paulo de evento promovido pela ANAPROCONF.

Outubro

Sindiscose e Fenasera promovem evento sobre RJU. Presidente do Sindiscose é eleito Secretário Estadual da Fenasera. Também neste mês Sindiscose fecha convênio com Clube de descontos. 

Novembro

Diálogo prevalece: Sindiscose e CRA/SE fecham acordo no Ministério Público do Trabalho. Cartão do Sócio do Sindiscose fica pronto.

Dezembro

É realizada Assembleia Geral para deliberação da Pauta 2019. CRQ Sergipe é condenado a pagar R$10 MIL de Dano Moral Coletivo. Foram eleitos os delegados para o X CONASERA. Sindiscose reúne com senador eleito Delegado Alessandro Vieira que assume compromisso com a categoria.  RJU: ADI 5367 tem data marcada para julgamento no STF. Ação Popular contra concurso do CREF Sergipe pretende contratação pelo RJU.

 

2019

2019 já começou, pretendemos melhorar ainda mais a gestão. No próximo dia 19 de janeiro o sindicato vai promover um planejamento para definir as ações da nossa entidade no próximo período e será aberto para a toda a categoria. Como disse Milton Nascimento “Se muito vale o já feito, mais vale o que será. E o que foi feito. É preciso conhecer para melhor prosseguir. “

 

.

 

 

 

Comentários

Relacionados

Corecon/DF deve realizar concurso público para contratar seus servidores

SINDISCOSE

Sindiscose endossa Carta às Direções Nacionais das Centrais Sindicais

SINDISCOSE

1º de Maio marca unidade contra Reforma da Previdência em Aracaju

Sindiscose

14 de junho é Greve Geral: nas ruas podemos derrotar a Reforma da Previdência

Sindiscose

Assembleia – CREMESE – dia 21

Sindiscose

Nota técnica do MPT reconhece poder de decisão das assembleias dos trabalhadores sobre custeio sindical

Sindiscose