SINDISCOSE
Notícias Rju

Sindiscose avalia com servidores ação sobre o PGPE

Reunidos na noite desta quarta-feira, servidores de conselhos de fiscalização profissional em Sergipe debateram a atualidade a respeito do andamento das ações sobre o enquadramento da categoria na Lei 8112/90, o RJU.

Na oportunidade o advogado Marcel Costa Fortes fez uma explanação da atual situação dos servidores. “Após a decisão liminar da ADIN 2135 no STF, ficou definido que todos os servidores que entraram nos conselhos a partir de julho de 2007, somente poderiam ingressar através do regime estatutário, porém como não há uma lei específica que estabeleça a  carreira, se abre a possibilidade que os servidores sejam enquadrados no PGPE – Plano Geral do Poder Executivo”, falou o Diretor Presidente Igor Baima, “temos plena consciência do que é o PGPE hoje, o pior quadro do serviço público federal, mas a realidade salarial dos servidores, sobretudo no Nordeste, é que quando cai o dinheiro na conta é menos de 900 reais, e existe uma coisa chamada tempo que ninguém trás de volta, e é preciso garantir condições materiais e de vida melhores para a nossa categoria”, completou o dirigente.

Jefersson Braga, Diretor – Jurídico do Sindiscose, disse que “a nossa expectativa é que as ações nas instancias superiores sejam julgadas e resolvam de uma vez a nossa situação”. O Advogado Marcel Costa Fortes, experiente consultor jurídico dos serviço público no Estado, disse que caso uma ação deste tipo não obtenha êxito, há ainda a possibilidade que as ações do STF definam a situação.

Outros Estados

Recentemente o  Conselho Regional de Química do Mato Grosso do Sul publicou a Portaria nº 67, de, 20, de Janeiro de 2018 no Diário Oficial da União e enquadrou seus servidores no Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (Lei 11.357/06).

O Plano Geral de Cargos do Poder Executivo se aplica aos servidores que não têm carreiras específicas criadas por lei, como é o caso do Conselhos de Fiscalização. O Sindiscose vai avaliar o  ajuizamento de ações para que haja este enquadramento nos diversos conselhos profissionais existentes em Sergipe

Clique aqui para acessar a portaria

Clique aqui para acessar a Lei 11.357/06

Comentários
Print Friendly, PDF & Email

Relacionados

Sindiscose recebe Convite para participação em Plenária em defesa do emprego e pelo direito à vida

SINDISCOSE

Sindiscose e Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) assinam acordo coletivo 2018

Sindiscose

Centrais sindicais anunciam jornada de luta para barrar Reforma da Previdência

SINDISCOSE

Empresas dão calote no FGTS de cerca de sete milhões de trabalhadores. Dívida passa de R$ 27 bi

SINDISCOSE

Membros do Sindiscose são eleitos para Executiva da CSP-Conlutas Estadual

SINDISCOSE

08 de março: grande ato conjunto acontecerá em todo o país

Sindiscose